WindScanner - The European WindScanner Facility

resumo

A “WindScanner facility” consiste num sistema de medida de vento baseado em lasers que pode gerar campos detalhados de condições de vento dentro e na periferia de um parque eólico cobrindo vários quilómetros quadrados. Estas unidades, cujo desenvolvimento é liderado pelo DTU Wind Energy [antigo Risø DTU] apoia-se nos equipamentos inovadores de detecção remota de vento com recurso a lasers denominados LIDARs  (Light Detection and Ranging).

A informação fornecida por WindScanners permitirá aos fabricantes de turbinas eólicas adequar a operação de uma turbina às condições de vento do local onde será instalada permitindo a optimização do seu desempenho energético e o aumento da sua longevidade. Prevê-se a operação de unidades móveis WindScanner para caracterização de vento onshore e offshore através de clusters nacionais e regionais para caracterização e diagnóstico de condições de vento locais e para os problemas de mitigação em parques eólicos previstos e existentes.

Os sistemas WindScanner podem ser instalados no solo ou nas nacelles (cubo ou pás) das turbinas eólicas, por forma a potenciarem uma caracterização detalhada do escoamento de aproximação ao rotor.