Projeto Âncora 1 - Valorização da Pedra Natural -

resumo

O Projecto-Âncora Valorização da Pedra Natural Portuguesa está integrado no Eixo estratégico: Internacionalização da Pedra Natural Portuguesa – apostar na Conquista dos Mercados, parte do reconhecimento e certificação das especificidades e qualidades do recurso e pretende ser uma resposta concertada e estruturante para a necessidade que as empresas do Cluster enfrentam de consolidar e aumentar o grau de penetração nos mercados interno e, principalmente externo.
A melhoria da capacidade competitiva das empresas e do seu posicionamento em determinados segmentos-alvo, pressupõe a oferta, complementarmente aos produtos normalizados, de novos produtos, p.e., com maior incorporação de design, por forma a estabelecer uma relação mais duradoura e competitiva com os clientes actuais e futuros.

Objetivos:

  • Promover a pedra portuguesa, numa forte perspectiva comercial, apresentando a pedra portuguesa e as vantagens da sua utilização, criando condições para a realização de projectos que incorporem o uso da pedra natural de Portugal;
  • Criar uma Estratégia única e integrada para o Sector, de forma a dinamiza-lo e a dota-lo de alguma agressividade comercial;
  • Criação de um Plano Estratégico de Marketing que enquadre a actividade exportadora e suporte a abordagem aos Mercados, sobretudo os mais específicos numa lógica gradualista;
  • Promoção do design nos produtos transformados, sensibilizando e promovendo a incorporação de Designers nas Empresas do Sector das Rochas ornamentais e Industriais; •Sensibilização dos mercados públicos para aumento da utilização da pedra em mobiliário urbano;
  • Realizar protocolos de estágios entre Universidades e Empresas;
  • Promover e fomentar o uso da Pedra Natural em vários domínios e junto dos seus prescritores;
  • Regulamentar uma série de normas e acções que terão de ser cumpridas pelas Empresas do Sector das Rochas Ornamentais e Industriais, de forma a atribuir à Pedra Natural a Denominação de Origem Controlada, como factor de competitividade;
  • Garantir a qualidade e genuinidade do Produto Pedra Natural Portuguesa;
  • Dinamizar e divulgar a já reconhecida qualidade da pedra portuguesa com um selo de qualidade "StonePT";
  • Sustentabilidade e Valorização ecológica, estética e económica da pedra através da rentabilização das pedras residuais do sector e da sua aplicação na arquitectura, na construção de edifícios e em arranjos de espaços exteriores.
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