EU-SOLARIS - INFRAESTRUTURA DE INVESTIGAÇÃO EUROPEIA EM CONCENTRAÇÃO SOLAR PARA PRODUÇÃO DE ELETRICIDADE

resumo

EU-SOLARIS visa projectar uma futura infra-estrutura na forma de uma entidade jurídica chamada EUSOLARIS, que vai contar com um mecanismo financeiro sustentável ao longo do tempo, e além disso, uma organização estruturada, que reúne os recursos e infra-estruturas de I&D dos seus membros, e com uma gestão partilhada que funciona como um único ponto de acesso, para investigação Europeia em Concentração Solar, para o resto do mundo.

O projecto EU-SOLARIS constitui uma tentativa e representa uma oportunidade para que seja alcançada uma verdadeira coordenação entre os centros de investigação europeus, juntamente com os de países vizinhos e da indústria do STE (Solar Thermal Electricity), em termos de capacidades IDT e esforços para fomentar o desenvolvimento tecnológico em Eletricidade Solar Térmica (STE). Participam 15 parceiros que representam 11 países da UE, abrangendo todos os modos e tecnologias relevantes em Sistemas de Concentração da Energia Solar e suas linhas estratégicas de IDT.

O estabelecimento de uma base sólida para a articulação em termos IDT, passa pela organização dos ingredientes essenciais que possam conduzir ao sucesso desta iniciativa, sendo especificamente abordado no projecto, a criação do corpo de uma nova governação, assistido por modelos financeiros sustentáveis. As principais acções que estão incluídas neste projecto são: determinação e desenvolvimento de todas as medidas necessárias para alojar a nova entidade jurídica; desenvolvimento do modelo de colaboração entre entidades públicas e privadas, promovendo a colaboração entre a indústria e centros de pesquisa; criação de um ponto de acesso e regras claras para os usuários; preparação de todos os mecanismos necessários para garantir a sustentabilidade dos recursos financeiros; definição dos sistemas apropriados para conhecimento e gestão de direitos de propriedade intelectual; coordenação de esforços entre as infra-estruturas que participam em toda a Europa; estabelecer o desenvolvimento futuro conjunto de instalações de investigação; elaboração de regras eficazes para a divulgação do projecto; e finalmente, avaliar o impacto da nova infra-estrutura de pesquisa EU-SOLARIS e da implantação de tecnologias STE para um desenvolvimento sustentável. Será igualmente estabelecido um Plano e Estratégia de Desenvolvimento.

O projecto EU-SOLARIS visa ainda explorar e implementar novas e melhores regras e procedimentos para estruturar uma  infra-estrutura de instalações multi-site. De acordo com informação avançada pelo próprio  Programa ESFRI, o projecto EU-SOLARIS será o primeiro de seu tipo, onde as necessidades industriais e o financiamento privado desempenharão um papel significativo.

Trata-se de um projecto a 4 anos (iniciado a 1 de Novembro de 2012) que será coordenado pelo CTAER - Centro Tecnológico Avanzado de Energías Renovables (Andaluzia, Espanha) e que tem o LNEG e a Universidade de Evora, como parceiros Portugueses.

O desenvolvimento do projecto pode ser seguido na página EU-SOLARIS.

 

 

Torre da central CESA-1 na Plataforma Solar de Almería

 

 

Pesquisar nesta área
Temas relacionados
Unidades envolvidas