Build Up Skills – Portugal - Formação para as Renováveis e Eficiência Energética no Sector da Construção

resumo

BUILD-UP SKILLS PORTUGAL foi um projeto de 18 meses financiado pelo programa Intelligent Energy Europe, com o objetivo de:

  1. Identificar as medidas para superar as barreiras e as lacunas de competências nas diversas profissões para satisfazer as metas de 2020 no sector da construção;
  2. Incorporar formação em soluções energéticas inteligentes por meio de alterações nos currículos e práticas convencionais;
  3. Sugerir as medidas necessárias para assegurar que o valor acrescentado de uma força de trabalho mais qualificada é reconhecido e a utilização de trabalhadores qualificados é motivada ou tornada obrigatória.

O roteiro 2014-2020 para a formação de trabalhadores do setor de construção na área da eficiência energética (EE) e de fontes de energia renovável (FER) constituiu o principal produto final do projeto e consistiu em:

  • Apresentar a estratégia global para o cumprimento das necessidades de formação dos artífices do setor de construção ou dos instaladores, a fim de alcançar as metas de 2020 de energia definidos nos planos de acção nacionais para a eficiência energética e as fontes de energia renováveis (PNAEE e PNAER);
  • Indicar as medidas principais / prioritárias para os artífices do setor de construção ou dos instaladores e ocupações consideradas relevantes e essenciais para alcançar os objetivos nacionais;
  • Delinear o plano de ação, um conjunto de recomendações para a atividade, focalizando o alvo específico a ser formado ou outras acções estruturais e promocionais.

O roteiro descreve o ponto de vista das entidades do consórcio projeto - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, IP (LNEG), Agência para a Energia (ADENE), Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) - complementada pelo Instituto de Construção e do Imobiliário, IP (INCI) e dos contactos estabelecidos com várias entidades que representam os centros de formação profissional para o setor de construção civil, associações empresariais ou industriais nacionais, comerciante e associações profissionais e outras entidades públicas ou entidades certificadoras no sector da construção.

Este projeto criou as condições necessárias à segunda fase da iniciativa (BUILD-UP SKILLS II), que tem por objetivo a implementação da estratégia do roteiro e o envolvimento a nível nacional dos diferentes intervenientes no processo de formação. Os dois Workshops, em Lisboa e no Porto, tiveram em vista a sua divulgação.

Parceria:

LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia (PT) – coordenador 

Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG)

Agência para a Energia (ADENE)

Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (ANQ)

Pesquisar nesta área
Temas relacionados