MinReMol - Mineroquímica do rénio na molibdenite: contribuição para a recuperação sustentável deste metal escasso a partir de resíduos mineiros

resumo

O projecto MinReMol visa contribuir para a recuperação do rénio – um metal escasso com múltiplas aplicações tecnológicas – a partir de detritos de produção mineira antiga, promovendo assim a valorização dos recursos minerais. A sustentabilidade desta recuperação baseia-se necessariamente numa melhor compreensão do comportamento mineroquímico do rénio na molibdenite, o sulfureto de molibdénio natural reconhecido como o principal carreador deste metal.

Os alvos do estudo proposto serão locais de antigas explorações mineiras onde a ocorrência de molibdenite foi assinalada no Norte e Centro do País, frequentemente associada a mineralizações tungstíferas. O carácter inovador do projecto reside na pesquisa de fases concentradoras de rénio em detritos de minas abandonadas, orientada pelo aprofundamento do estado actual do conhecimento sobre a mineroquímica do rénio.

Pesquisar nesta área
Temas relacionados