UrbiLCA - Avaliação de impactes no ciclo de vida, e melhoria da eficiência energética, em áreas urbanas (SUDOE - Interreg IV B, Jul. 2013 - Abr. 2015)

resumo

Objetivos

  1. Promover a eficiência energética e material, e a redução de impactes ambientais, na gestão de áreas urbanas durante a sua construção, operação e manutenção;
  2. Promover a LCA para avaliação no design e planificação, na reabilitação ou reequipamento;
  3. Rentabilizar os resultados do projeto EnerBuiLCA já concluído.

Os resultados a obter permitirão avaliar o nível de sustentabilidade para tipologias distintas de áreas urbanas em todas as fases da vida útil respetiva: design, construção, utilização, manutenção, demolição ou desconstrução, e deposição final. Estabelecer-se-ão igualmente recomendações para a melhoria do quadro regulamentar relativamente à eficiência energética e ao impacte ambiental das áreas urbanas.

Entre os objetivos do projeto, serão de destacar:

  • A modelização do impacte energético e ambiental de áreas urbanas no território SUDOE, e avaliar quantitativamente as opções de melhoria.
  • A promoção do uso de MTDs no design, construção, exploração e fim de vida dos edifícios e infraestruturas associadas às áreas urbanas.
  • O estabelecimento de critérios básicos para o eco-design de novas áreas urbanas e para a eco-reabilitação de áreas urbanas existentes.

Grupos-alvo

Todos os agentes do sector da construção e urbanismo, os quais podem beneficiar da informação que virá a ser gerada, das atividades de formação e das iniciativas de colaboração da Rede Temática de Cooperação sobre ACV na Construção.

Participantes: CIRCE (coord), LNEG, NOBATEK e ESCI-UPF

Pesquisar nesta área
Temas relacionados