Projeto FORMAR - Formação profissional em sustentabilidade aplicada à manutenção e reabilitação de edifícios

resumo

 www.formarproject.eu


O projeto FORMAR é financiado pelo Programa Leonardo da Vinci e está incluído nos Projetos multilaterais – Desenvolvimento da Inovação, Prioridade: Aplicação do ECVET como instrumento de promoção da transparência e do reconhecimento dos resultados da aprendizagem e das qualificações.

Tem por objetivo o desenvolvimento de Unidades de Formação de Curta Duração a integrar nos planos curriculares de carpinteiros, pintores, pedreiros, técnicos de obra e instaladores de sistemas solares (térmicos e fotovoltaicos), para além de uma unidade transversal sobre conceitos base em Construção Sustentável e Edifícios de Balanço Energético Quase Zero, para todos os itinerários do catálogo. O alvo é a população adulta, preferencialmente com 9º ano ou superior. O projeto decorrerá entre Outubro de 2013 e Setembro de 2016 (3 anos).

Pretende ainda melhorar a informação prestada a clientes e proprietários, através do desenvolvimento de um guia em papel e em formato eletrónico, para apoio à decisão no ato da aquisição de materiais de construção. Este guia irá permitir uma escolha adequada não só de produtos, soluções ou serviços mais sustentáveis, mas também de profissionais qualificados, com competências adicionais na área da Construção Sustentável.

Brochura | Flyer

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.


Coordenador:

LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia)

Parceiros:

CENFIC (Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Sul)

Bluecity Construction Lda. (empresa privada)

Câmara Municipal de Águeda

Câmara Municipal de Faro

CIRCE (Centro de Investigación de Recursos Y Consumos Energéticos)

FLC (Fundación Laboral de la Construcción)

NOBATEK (Centre de Ressources Technologique)

FCMB( Fédération Compagnonnique des Métiers du Bâtiment)

Pesquisar nesta área
Temas relacionados