BBRI - Biomass and Bioenergy Research Infrastructure

resumo

BBRI logo

A BBRI é uma nova infraestrutura de Investigação (RI) construída com base nas infraestruturas laboratoriais e piloto existentes no LNEG, com atividades focadas na biomassa – conversões bioquímica e termoquímica - para obtenção de biocombustíveis, químicos e outros biomateriais.

As atividades de I&D da BBRI estão também totalmente alinhadas com a atual estratégia científica desenvolvida na Unidade de Bioenergia do LNEG e também com as atividades de cooperação científica em rede da Aliança Europeia de Investigação em Energia (EERA) no que se refere ao seu Programa de Bioenergia. De salientar que esta Aliança Europeia, só na área da Bioenergia, integra 34 Laboratórios de Estado e Universidades europeias.

Na BBRI as atividades de investigação e de serviços á comunidade científica e indústria estão inseridas nas seguintes sub-plataformas de investigação (sub-Ris):

  • Açúcares (conversão bioquímica da biomassa)
  • Termoquímica (conversão termoquímica da biomassa)
  • Microalgas
  • Sustentabilidade em Bioenergia
  • Ciências Analíticas para Biocombustíveis

As atividades de formação serão dirigidas a profissionais que trabalhem nas fileiras da Biomassa e Bioenergia e a estudantes de pós-graduação (mestrado, doutoramento) com o objetivo de aumentar o número de especialistas em Bioenergia em Portugal.

As atividades de disseminação promoverão o trabalho de I&D, a formação e os serviços prestados pela BBRI, aumentando a consciencialização da opinião pública para os desafios tecnológicos que se colocam e para os avanços já alcançados na área dos biocombustíveis (próximas gerações), da biomassa e da bioenergia.

Pesquisar nesta área
Temas relacionados