INIESC - Infraestrutura Nacional de Investigação para Energia Solar de Concentração

resumo

INIESC é a Infra-estrutura Nacional de Investigação para a Energia Solar de Concentração.

A infra-estrutura tem o seu foco na conversão térmica de energia solar a média/alta temperaturas e tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias para Energia Solar de Concentração.

Com ênfase no desenvolvimento de sistemas de concentração, a infra-estrutura aborda diversos campos com vista à aplicação desses sistemas, desde a dessalinização de água ou energia térmica para processo industrial à produção termoeléctrica e aos combustíveis solares, com promoção de transferência de tecnologia para a indústra, permitindo assim uma abordagem holística ao processo de desenvolvimento de produto.

Numa primeira etapa, a operação desta infra-estrutura envolve uma estreita cooperação entre a Universidade de Évora e o LNEG, aproveitando os conhecimentos, equipamentos e instalações experimentais complementares existentes em ambas as instituições. Esta cooperação alargar-se-á a outras instituições de investigação em Portugal, sempre que forem identificadas sinergias que facilitem a realização dos objetivos gerais.

Pesquisar nesta área
Unidades envolvidas