ESCASSEz - EnSaio de bombas de CAlor de expanSão direta asSistidas por Energia Solar para a preparação de aqs

resumo

A Diretiva 2009/28/CE, de 23 de abril, parcialmente transposta pelo Decreto-Lei n.º 141/2010, de 31 de dezembro, alterado pelo decreto-lei n.º 39/2013, de 18 de março, estabelece no seu artigo 5.º, que remete para o Anexo VII, o cálculo da quantidade de energia obtida a partir de bombas de calor que deve ser considerada como energia proveniente de fontes renováveis. Só as bombas de calor para as quais SPF > 1,15*1/η são consideradas como equipamentos que captam energia renovável (SPF – Seasonal Performance Factor, ito é, coeficiente de desempenho sazonal e η é o rendimento do sistema electroprodutor Europeu tendo sido definido pela União Europeia um valor médio até 2020 de 45,5%). Uma dificuldade que surge é a forma de quantificar o SPF nomeadamente no caso de bombas de calor assistidas por energia solar, para as quais não existe normalização adequada para o seu ensaio experimental.

O LNEG através da cooperação com a empresa ENERGIE e em colaboração com a Task 44 do programa Aquecimento e Arrefecimento Solar da Agência Internacional de Energia, desenvolveu uma metodologia de ensaio para bombas de calor assistidas por energia solar para preparação de AQS, de modo a quantificar o SPF tendo em conta a variação das condições climáticas de cada local.

O projeto ESCASSEz enquadra-se nas atividades de Assistência Técnica e Tecnológica que o LNEG presta às empresas tendo sido desenvolvido no âmbito de solicitação da Energie, est lda no sentido de ensaiar e caracterizar os seus sistemas para preparação de AQS. Dada a variabilidade anual da fonte de energia solar e temperatura ambiente e sua influência no comportamento térmico deste tipo de equipamento, uma correta caraterização da bomba de calor pelo SPF, passa por uma prévia validação experimental em Laboratório do modelo físico associado a este equipamento, com determinação dos parâmetros que irão permitir o cálculo do seu comportamento térmico a longo prazo.

Pesquisar nesta área
Temas relacionados