CHPM2030_logo

CHPM2030 - Combined Heat, Power and Metal extraction from ultra-deep ore bodies

resumo

CHPM2030: Extração combinada de energia e metais

Um projecto financiado pelo H2020

O CHPM2030 é um projeto do H2020, financiado pela Comissão Europeia, com a duração de 42 meses. Este projeto teve início no dia 1 de janeiro de 2016. O CHPM2030 tem como objetivo desenvolver uma solução tecnológica nova e potencialmente disruptiva que permita satisfazer as necessidades europeias em termos de energia e metais estratégicos num processo interligado único. Trabalhando nas fronteiras do desenvolvimento dos recursos geotérmicos, extração de minerais e eletrometalurgia, o projeto visa converter as formações ultra profundas ricas em minerais metálicos em “Sistemas Geotérmicos Otimizados (SGO)” que servirão como base para o desenvolvimento de um novo tipo de instalação para a “Extração combinada de energia e metais” (“Combined Heat, Power and Metal Extraction” - CHPM). Na tecnologia projetada a formação geológica rica em metais será manipulada de tal forma que a coprodução de energia e metais será possível e poderá ser otimizada de acordo com as exigências do mercado, a qualquer momento, no futuro.

O plano de trabalho foi delineado de forma a fornecer prova de conceito para as hipóteses seguintes:

  1. A composição e estruturas dos jazigos minerais profundos podem ser usadas a favor do desenvolvimento dos Sistemas Geotermais Otimizados (SGO);
  2. Os metais podem ser lixiviados dos jazigos em elevadas concentrações durante um período prolongado e os rendimentos obtidos podem influenciar substancialmente a economia do SGO;
  3. A contínua lixiviação dos metais aumentará o desempenho do sistema ao longo do tempo, de forma controlada, sem necessidade de efetuar a estimulação do reservatório por alta pressão, minimizando impactes potencialmente prejudiciais quer na extração de calor quer na de metais.

Como resultado final, o projeto pretende fornecer plantas e especificações detalhadas de um novo tipo de instalação projetada e operada desde o início como um sistema de extração combinada de energia e metais. O objetivo transversal é fornecer um novo impulso ao desenvolvimento geotérmico na Europa, investigando previamente caminhos inexplorados em Níveis de Prontidão Tecnológica baixos (low-Technology Readiness Levels - TRL). Isto será conseguido através do desenvolvimento de um roteiro de apoio à implementação piloto desse sistema antes de 2030, e à implementação comercial antes de 2050.

CHPM2030 project - Newsletter 1 

Pesquisar nesta área
Temas relacionados