GreenFuel - Sistema de baixas emissões para a produção de combustíveis verdes e de compostos bioactivos de elevado valor comercial baseado na biorrefinaria de Gordonia alkanivorans estirpe 1B.

Resultados Esperados

- Obtenção de células bacterianas com elevada capacidade de dessulfurização em quimiostato, utilizando um meio de cultura com baixo teor de nutrientes.

- Produção de óleos de pirólise a partir de diversas condições termoquímicas com diferentes misturas de borrachas/ plásticos/ óleos lubrificantes usados.

- Processo de dessulfurização de óleos de pirólise implementado em biorreator contínuo/ descontínuo.

- Biorreator de algas acoplado para fixação de CO2. O biorreator de algas será acoplado ao biorreator de catalisadores de dessulfurização e ao biorreator de dessulfurização de óleos de pirólise, com o objetivo de se desenvolver um bioprocesso integrado de baixas emissões.

- Valorização da biomassa microbiana/algáceaesgotada através da obtenção de produtos de elevado valor comercial. A extração de pigmentos e surfactantes da biomassa residual bacteriana/ algácea será realizada com o objetivo de avaliar o seu potencial como produtos de interesse comercial para aplicações em diferentes sectores industriais.

- Avaliação técnica e económica do bioprocesso.

Pesquisar nesta área
Temas relacionados