GREENIN_banner

GREENIN - Peer Learning for a desired scenario on Green Public Procurement for Innovation

resumo

O projeto investiga as condições que favorecem a participação das PME em processos de Compras Públicas para a Inovação (PPI), tendo em conta o alinhamento com as estratégias de Especialização Inteligente.

A procura de soluções inovadoras usando o instrumento das compras públicas pode trazer grandes benefícios para os setores público e privado, bem como para a sociedade. O alinhamento com as estratégias de Especialização Inteligente permite utilizar o poder de compra e os orçamentos das autoridades públicas no desenvolvimento das vantagens competitivas das regiões, concretizando os seus objetivos em termos ambientais, economia circular, responsabilidade social, desenvolvimento local e inovação. 

O projeto GREENIN tem como objetivo promover o diálogo entre decisores políticos, compradores, fornecedores e outras partes interessadas, atuando como facilitador, favorecendo a aprendizagem, o estabelecimento de parcerias e a troca de experiências.

O resultado do projeto será a elaboração de um documento para apoiar a definição e operacionalização de uma estratégia de Compras Públicas para a Inovação (GREENIN DOP) nos países participantes – Espanha, Portugal e Hungria.

Resultados

  1. Metodologia para uma política de Compras Públicas para a Inovação
  2. Projeto piloto em cada uma das regiões participantes para facilitar a colaboração entre compradores públicos e PME.
  3. Disseminação das atividades e resultados do projeto em redes de cooperação.
  4. Identificação de políticas, metodologias e boas práticas em PPI em 15 regiões Europeias.

Duração:

1 Outubro 2018 – 1 Outubro 2019

Equipa LNEG:

Paula Trindade (coordenação)

Margarida Fontes

Parceiros:

FUNDECYT PCTEX (coordenador), Espanha. www.fundecyt-pctex.es

LNEG, Portugal. www.lneg.pt

IFKA, Hungria. www.ifka.hu

Pesquisar nesta área
Temas relacionados