Unidade de Energias Renováveis

Unidade de Energias Renováveis e Integração de Sistemas de Energia (UER)

Introdução


Página em atualização


A Unidade de Energias Renováveis e Integração de Sistemas de Energia (UER) do LNEG tem por missão realizar atividades de I&D&I, apoiar o tecido empresarial, e apoiar o desenvolvimento e aplicação das políticas públicas na área das energias renováveis, eficiência energética, armazenamento e integração de sistemas de energia.

Atualmente a UER integra cinco áreas de atuação de I&D: (1) Energia Solar, (2) Energia Eólica, (3) Energia no Ambiente Construído, (4) Integração de Sistemas de Energia; e (5) Materiais para a Energia.

A experiência da Unidade nas diferentes áreas-chave dos Sistemas Sustentáveis de Energia que integram as Energias Renováveis e Eficiência Energética garante a sua capacidade para o desenvolvimento do projeto CONVERTE. A UER integra as infraestruturas nacionais e europeias de I,D&D:

INIESC é a Infra-estrutura Nacional de Investigação para a Energia Solar de Concentração. Tem o seu foco na conversão térmica de energia solar a média/alta temperaturas e tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias e sistemas visando a dessalinização, energia térmica para processos industriais, a produção termoeléctrica e os combustíveis solares, com promoção de transferência de tecnologia para a indústria, permitindo assim uma abordagem holística ao processo de desenvolvimento de produto

NZEB_LAB - Research Infrastructure on Integration of Solar Energy Systems in Buildings é uma infraestutura de investigação na área de energia, integrada no roteiro nacional das infraestuturas de investigação. Integra três nós localizados no Campus do Lumiar do LNEG: Edifício Solar XXI – NZEB living Lab, os Laboratórios de teste acreditados, Laboratório de Energia Solar (LES) e Laboratório de Materiais e Revestimentos (LMR);

WindScanner.PT - Infraestrutura de investigação com utilização da tecnologia de deteção remota WindScanner para medição do vento nas suas três componentes – u, v e w – com elevada precisão. Esta Infraestrutura constitui o nó nacional da infraestrutura europeia windScanner.EU. e pretende disponibilizar estes dados à comunidade científica, à indústria, ao setor empresarial e ao setor publico e de serviços, bem como estudos publicações daí decorrentes.

A UER integra ainda os laboratórios acreditados de Energia Solar (UER-LES) e de Materiais e Revestimentos (UER-LMR).