Unidade de Ciência e Tecnologia Mineral

MUSEU DE JAZIGOS MINERAIS PORTUGUESES

Equipa:

Mário Machado Leite – Machado.Leite@lneg.pt

Laurentino V. Rodrigues – Laurentino.Rodrigues@lneg.pt

 

Links:

http://geoportal.lneg.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=60&Itemid=4&lg=pt

http://www.cm-matosinhos.pt/pages/465

http://www.roteirodeminas.pt/

1- O QUE É

2- ONDE FICA E COMO ACEDER

3- QUANDO PODE SER VISITADO

4- O QUE PODE VER-SE NESTE MUSEU

 

  • 1- O QUE É:

O Museu de Jazigos Minerais é um repositório onde se apresentam amostras de minérios metálicos, não metálicos e energéticos, recolhidas nas explorações mineiras Portuguesas desses recursos.

Trata-se dum património único de amostras de minerais, rochas, cristais, obtidas nas minas Portuguesas que tiveram no passado larga exploração e estão actualmente paralisadas e de outras que se mantêm em exploração na actualidade.

 

  • 2- ONDE FICA E COMO ACEDER:

O Museu de Jazigos Minerais fica situado no Laboratório Nacional de Energia e Geologia delegação de S. Mamede de Infesta, sita na Rua da Amieira 4465 -S. Mamede de Infesta- Matosinhos.

O Museu de Jazigos Minerais foi incluído do grupo de Museus do Município de Matosinhos (MUMA).

Pode aceder-se actualmente a partir de Monte dos Burgos, pela Rua Nova do Seixo até ao cruzamento do Padrão da Légua, seguindo pela Rua do Monte da Mina e Rua da Amieira.

Temos parque de estacionamento junto ao edifício do Laboratório e sala de conferências.

 

  • 3- QUANDO PODE SER VISITADO:

O Museu está inserido no edifício do Laboratório de Ciência e Tecnologia Mineral onde se fazem estudos mineralógicos, químicos e tecnológicos de recursos minerais e hidrominerais de Portugal (e de outros países).

Porque se trata de um Laboratório que tem sob a sua alçada trabalhos de responsabilidade a visita ao museu tem que ocorrer em períodos limitados para não interferir com a sua rotina diária.

Ficou por isso estabelecido que o Museu está aberto ao público em geral e pode ser visitado às Quintas-feiras a partir das 15 horas, e a todo momento desde que previamente acordado. A visita será acompanhada por alguém que dará explicações sobre as amostras expostas.

 A visita é gratuita

 

  • 4- O QUE PODE VER-SE NESTE MUSEU:

As colecções são representativas dos minérios, minerais industriais e rochas ornamentais de todo o território nacional, com particular destaque para aqueles que estiveram sujeitos à exploração mineira.

O espólio é constituído por amostras que representam bem as paragéneses minerais de variadíssimos Jazigos Minerais Portugueses, dos quais se exemplificam os de: volfrâmio e estanho da Panasqueira e Borralha; cobre, ferro e pirite do Alentejo; ouro de Jales e Penedono;  chumbo e prata de Terramonte e Braçal (Aveiro); antimónio da Região de Valongo;  urânio da Urgeiriça;  carvão do Pejão e S. Pedro da Cova;  sal-gema de Loulé; gesso de Óbidos -Leiria;  talco e amianto de Vinhais;  caulino de Alvarães e Matosinhos, etc.

Alguns achados arqueológicos representativos da exploração mineira em Portugal, ao longo dos tempos, bem como vários instrumentos técnicos de apoio ao estudo dos recursos geológicos do País, podem também ser vistos neste núcleo museológico. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

07832